Prepare o sofá! Canal Cinemundo tem 24 filmes que marcaram a história dos Óscares

No mês que marca a entrega dos prémios mais emblemáticos do cinema, o Canal Cinemundo preparou um especial com 24 filmes que marcaram a história dos Óscares. Da ação às histórias verídicas, da animação ao romance, o Especial Óscares percorre os vários estilos cinematográficos, em filme com atores icónicos e dirigidos por realizadores consagrados, não deixando de fora as produções internacionais, sendo não só uma retrospetiva de alguns dos melhores marcos dos Óscares mas também do que de melhor se faz na Sétima Arte.

Não deixe escapar! De 17 a 24 de fevereiro, o Canal Cinemundo vai transmitir três filmes por dia, que venceram e/ou foram nomeados nas mais variadas categorias, desde Melhor Filme a Melhor Realizador, passando pelos Óscares de Melhor Atores/Atriz ou até categorias mais técnicas, como Melhor Direção Artística ou Melhor Banda Sonora.

A lista a exibir é longa, por isso, comece já a preparar a manta e o sofá! As atenções recaem sobre os filmes que foram galardoados com vários Óscares como A Paixão de Shakespeare e África Minha que venceram sete Óscares cada; O Aviador e O Silêncio dos Inocentes que arrecadaram ambos cinco estatuetas, sendo que o último é um dos três únicos filmes de todos os tempos a conseguir ganhar os cinco Óscares principais (Melhor Filme, Realizador, Ator, Atriz e Argumento); e Traffic – Ninguém Sai Ileso, O Tigre e o Dragão, Exterminador Implacável 2  – O dia  do Julgamento e Birdman que conseguiram quatro estatuetas douradas.

Nas categorias mais emblemáticas será possível rever quatro filmes que venceram o Óscar de Melhor Filme ( A Paixão de Shakespeare, África Minha, O Silêncio dos Inocentes e Birdman) e outros dez filmes nomeados na mesma categoria (O Aviador, Traffic – Ninguém Sai Ileso, O Tigre e o Dragão, O Segredo de Brokeback Mountain, Nascido a 4 de Julho, Mystic River, Gangues de Nova Iorque, Babel, Mississipi em Chamas e Selma – A Marcha da Liberdade).

E porque por detrás de um grande filme, há sempre um grande realizador, será possível rever seis filmes que ganharam a estatueta de Melhor Realizador: Traffic – Ninguém Sai Ileso (Steven Soderbergh), Birdman (Alejandro Iñarritu), O Silêncio dos Inocentes (Jonathan Demme), Nascido a 4 de Julho (Oliver Stone), O Segredo de Brokeback Mountain (Ang Lee) e África Minha (Sydney Pollack).

O Canal Cinemundo premeia também os grandes papéis neste Especial Óscares ao exibir as interpretações que levaram o Óscar de Melhor Ator / Atriz para casa: Gwyneth Paltrow por A Paixão de Shakespeare, Sean Penn por Mystic River, Denzel Washington por Dia de Treino e Anthony Hopkins e Jodie Foster por O Silêncio dos Inocentes. Na categoria de Melhor Ator / Atriz Secundária, o canal exibe as interpretações de Judi Dench em A Paixão de Shakespeare, Cate Blanchett por O Aviador, Benicio Del Toro por Traffic – Ninguém Sai Ileso e Tim Robbins por Mystic River.

Será possível ainda rever as interpretações de Willem Dafoe em Mississipi em Chamas e Emma Stone em Birdman, ambos nomeados para os Óscares em 2019.

E porque os Óscares não são apenas feitos de vencedores, o Canal Cinemundo também dá espaço aos filmes que tiveram várias nomeações, mas não conseguiram levar nenhum Óscar para casa, com destaque para Gangs de Nova Iorque que recebeu 10 nomeações.

Os filmes que constituem este Especial Óscares:

O Canal Cinemundo exibe, os melhores e mais emblemáticos filmes dos últimos anos. Ação, aventura, suspense e comédia são o forte do canal, sendo também dado espaço ao drama, ao romance e à animação.

São perto de 400 estreias anuais com filmes para todos os gostos, ciclos de cinema e especiais dedicados a atores, atrizes ou realizadores. Pensado para um público exigente, o Canal Cinemundo, tem também na sua grelha de programação notícias variadas sobre o mundo da sétima arte.

Disponível no MEO (Canal 60), Vodafone (Canal 82), Nowo (Canal 340), DSTV (Canal 558).