Primavera anima comércio tradicional de Matosinhos

Um intenso programa de animação da zona de comércio tradicional de Matosinhos, mais concretamente da área circundante do Mercado de Matosinhos, da Rua Brito Capelo e das ruas envolventes está pronto a sair à rua!

Integrada na estratégia municipal de dinamização e revitalização do comércio tradicional, e realizada em estreita colaboração com a Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, a iniciativa inclui a ilustração de montras, a animação das ruas, workshops, um concurso de montras dedicado ao Dia da Mãe, passeios de bicicleta elétrica ou a exposição “Memória(s) de uma Rua”, comissariada pelo historiador Joel Cleto (ver programa completo abaixo). De 30 março a 18 de maio, comerciantes e clientes serão chamados, assim, a (re)construir a memória coletiva daquele que é um dos mais antigos pólos do comércio tradicional do município.

Amanhã, dia 30, a Rua de Brito Capelo acolherá os visitantes com a oferta de flores e com uma exposição de 12 estátuas que irão ganhando vida com a chegada da Primavera. Ao mesmo tempo, mas no Mercado Municipal de Matosinhos, estará a decorrer um workshop dirigido pela animadora e contadora de histórias Saphir Cristal, que, rodeada pelas cores e sabores dos produtos à venda, dará a provar panquecas com sabor a Primavera.

Também amanhã arrancará a iniciativa “Montras Ilustradas”, a cargo da escritora e Adélia Carvalho e da ilustradora Anabela Dias. O resultado desta intervenção poderá ser visto até 20 de abril. Mais tarde, a 13 de abril, será inaugurada na Rua Brito Capelo a exposição “Memória(s) de uma Rua”, reavivando memórias e inspirando novas histórias.