Qualidade e não quantidade para perder peso

Fazer uma dieta durante um ano com atenção na qualidade dos alimentos e não na contagem das calorias pode ajudar a perder mais peso – esta é a nova versão que uma investigação sugere.

O segredo parece estar afinal na qualidade e não na quantidade! Se quer perder peso, então saiba que não precisa de se preocupar com a quantidade de calorias ou limitar as porções dos alimentos que ingere, como muitos especialistas afirmam, mas sim comer com mais qualidade. Evitar os alimentos altamente processados e o açúcar é, por conseguinte, uma regra de ouro a seguir. Esta é a conclusão de um novo estudo, publicado recentemente na revista científica Journal of the American Medical Association, que descobriu que quem consome muitos vegetais e alimentos integrais, sem se preocupar com a contagem de calorias, consegue perder quantidades mais significativas de peso num período de 12 meses.

A investigação, realizada no Stanford Prevention Research Center, nos EUA, envolveu mais de 600 pessoas com excesso de peso ou obesidade, que foram divididas em dois grupos e submetidas a dietas com baixo teor de gordura ou com poucos hidratos de carbono.

De acordo com Cristopher Gardner, investigador que liderou a pesquisa, esta descoberta é diferente de todas as anteriores relacionadas com a perda de peso, já que não estabelece limites muito restritivos de hidratos de carbono, gorduras ou calorias, mas foca-se na ingestão de alimentos de qualidade. Para o investigador este estudo conseguiu alterar a relação das pessoas com a comida e mudar hábitos incorretos, como comerem dentro dos carros ou à frente da televisão.