Quanto mais velho mais casmurro!

Certamente já ouviu este ditado e, ao que parece, a personalidade muda mesmo à medida que fica mais velho!

Quem o diz é a ciência! Mas não tem que ser necessariamente casmurro para aceitar a mudança! Alguns aspetos acentuam-se com a velhice, e outras caraterísticas alteram-se com a idade, ao longo da vida! Um grupo de cientistas decidiu analisar a personalidade de um grupo de indivíduos, não comparando-os entre o grupo, mas cada um individualmente com o seu de há 50 anos. Pensamentos, sentimentos e comportamentos – foram os três aspetos analisados. A ideia era perceber o que mais muda no comportamento humano entre a altura em que se estuda e a vida depois da reforma.

Por norma, “as pessoas ficam mais conscientes, emocionalmente estáveis e agradáveis”, enumera Rodica Damian, autora do estudo desenvolvido pela Universidade de Houston.

Embora algumas personalidades “mais fortes” se mantenham ou intensifiquem mais do que outras que se tornam mais agradáveis e conscientes com o tempo, de um modo geral a personalidade muda de uma mesma forma para toda a população, avança o estudo que se baseou nos dados de indivíduos de várias idades e culturas.

O objetivo passou por chegar a uma resposta sobre a personalidade. Há muito que cientistas sociais procuram saber se a personalidade é estável ou não. O que agora se percebe é que não o é e o motivo passa por questões genéticas mas também ambientais.

Ou seja, está sempre a tempo de mudar! Vá lá, não seja casmurro!