Que livros para adolescentes / jovens com mais de 12 anos

O seu filho tem mais de 12 anos? Entende que já não tem nada a ver com o que ele lê? Já não serão precisas sugestões? Acompanhamento? Talvez não seja bem assim… Não perca estas Dicas de Leitura…

Nesta etapa, os adolescentes / jovens “cavalgam” entre a literatura geral (para adultos) e as obras escritas especialmente para eles, que refletem situações e dramas próprios da juventude e que podem ser uma porta de entrada no mundo da leitura.

Não deve considerar-se como regra, mas habitualmente os jovens preferem leituras em que os protagonistas sejam mais velhos. O tema da iniciação, de “tornar-se adulto” é abordado com bastante frequência pelas narrativas ditas juvenis.

Inversamente, é também nesta fase que alguns leitores deixam de o ser. Temos de esforçar-nos para que tal não aconteça, sendo mais assertivos nas escolhas / recomendações de leitura e, em última instância, aceitar um dos princípios inalienáveis do leitor que é o direito de não ler.

Neste contexto, julgamos que, nesta idade, os livros a escolher / oferecer / ler devem inscrever-se no âmbito de:

1 – Livros de novelas (romances) realistas, de temas contemporâneos e significativos (droga, ecologia, racismo, divórcio, etc.).

2 – Livros de novelas (romances) fantásticas de ficção científica e fantasia.

3 – Livros de novelas (romances) policiais e de mistério ou de terror.

4 – Livros de novelas (romances) de amor.

5 – Livros de poemas de amor.