Quem vai à Madeira e não prova…

Sopa de tomate, bolo do caco, espetada e milho frito.

Se ao belo panorama, ao clima ameno e às tradições podermos juntar boa comida, tanto melhor! Se pensa assim, ir à ilha da Madeira pode ser uma boa escolha! Deliciosa e saborosa, a gastronomia madeirense é conhecida por se basear nos costumes rurais. Por aqui, há muito por onde escolher. É caso para dizer que todos os dias são dias de novos menus, onde o tradicional e o contemporâneo se misturam numa bela receita, de comer e chorar por mais!

Sopa de tomate, bolo do caco, espetada e milho frito fazem as delícias de muitos, sem esquecer o atum! A acompanhar, temos o Vinho da Madeira, de fama internacional, com mais de 30 castas, sendo as mais nobres o Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia. Como aperitivo ou digestivo, combina com o tradicional bolo de mel (de mel de cana). E é também com a cana-de-açúcar que se faz a aguardente da célebre poncha, com mel e limão, a provar quando subir ao Pico do Areeiro.

Para terminar em beleza, nada melhor quem uma sobremesa divina. Os frutos tropicais que crescem na ilha, como as bananas, mangas, papaias, romãs, uvas e abacates são motivos fortes para se render. E já que está pela Madeira, por que não experimentar os tabaibos, também chamados de “figos do diabo”, provenientes de uma espécie de cactos, são apreciados pela sua frescura suculenta!