Quem vai a Setúbal e não prova…

Sardinha assada e queijo de Azeitão.

É do fundo do mar que chegam as maiores riquezas da Baía de Setúbal, prometendo deixar água na boca dos verdadeiros apreciadores de peixe!

A maior pérola gastronómica é a sardinha assada – ou não tivesse ela sido distinguida como uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”, em 2011. Servida no pão ou no prato, com salada ou batata cozida, a sardinha assada é muito procurada nos restaurantes setubalenses. São cada vez mais os turistas nacionais e estrangeiros que se sentem atraídos pela frescura do peixe e pelo sabor inconfundível. Um verdadeiro santuário de saberes e sabores que Setúbal tem para oferecer a todos os comensais.

Mas a riqueza e diversidade gastronómicas não ficam por aqui. Falar dos pratos típicos de Setúbal é também falar do choco frito e as afamadas ostras.

Mas desengane-se quem pensa que Setúbal é só peixe e marisco. Nesta península, há também o famoso queijo de Azeitão, denominação de origem protegida e presença (quase) obrigatória no início ou no fim das refeições.

Distinguido a nível nacional e internacional com vários prémios devido à excelente qualidade, caracterizado pela casca fina e pela textura amanteigada, o queijo de azeitão é feito com leite de ovelha e resulta do escoamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru com flor de cardo. A produção é especialmente forte em Palmela, Sesimbra e Azeitão.

Os doces de Azeitão merecem também um destaque especial, já que representam, também eles, um excelente cartão de visita desta Vila.