Quer acabar com o cansaço enquanto treina?

Já sabíamos que a música ajuda a aumentar a performance durante o treino, mas agora, sabe-se que também pode ajudar a acabar com o cansaço. Uma investigação da Brunel University London.

Quer acabar com o cansaço enquanto treina? De acordo com esta nova investigação, ouvir música durante o treino pode mesmo ajudar a diminuir a sensação de fadiga associada ao esforço físico. “A música funciona como um estímulo auditivo poderoso e pode ser utilizada para reduzir sensações corporais negativas que habitualmente surgem em situações associadas ao exercício”, esclarece Marcelo Bigliassi à PsyPost. Este tipo de estímulo é especialmente benéfico em momentos críticos da sessão de treino – últimas repetições de um set, por exemplo – ou em indivíduos de alto-risco cuja probabilidade de desistir da atividade física é elevada (por exemplo, pessoas com diabetes ou obesidade), mencionam os especialistas. Mas, para que os resultados sejam os melhores, tem que escolher bem a música!

Ao que parece, nem todas as músicas têm o mesmo poder. Na verdade, e segundo as conclusões obtidas, há uma música particularmente efetiva nesta área. A melodia ‘I Heard Through The Grapevine’, de Marvin Gay, foi capaz de estimular a região do cérebro associada à diminuição de sentimentos de cansaço, concluíram os autores da investigação. Adicionalmente, os participantes revelaram que ouvir esta música durante o treino fê-los sentir que a sessão de exercício havia sido não só mais divertida, como mais curta.

Ora, se assim é, está mais que na hora de adicionar o hit old-school, lançado em 1968, à playlist de treino.

Agora, música bem alta e toca a treinar!