Raytrace na Milão Design Week 2019

A Cosentino, líder mundial em superfícies inovadoras para arquitetura e design, apresenta Raytrace, uma imponente instalação imersiva, da autoria do famoso designer Benjamin Hubert (LAYER), no âmbito da Milão Design Week 2019. A instalação aproveita as diferentes valências de Dekton® de Cosentino, numa harmoniosa combinação entre vida e luz. De 9 a 14 de abril, das 10h00 às 20h00.

Raytrace é uma poderosa e interativa experiência que estabelece um equilíbrio entre a natureza, luz e arquitetura. Trata-se de uma passagem triangular de 25 metros de comprimento por 6 metros de altura, localizada nos túneis escuros e emblemáticos de Ventura Centrale. Raytrace é feito de diferentes superfícies ultracompactas Dekton®, e permite aos visitantes caminhar por dentro da própria instalação, numa experiência inesquecível.

Benjamin Hubert foi inspirado pelo processo de elaboração de Dekton® para projetar Raytrace, replicado na perfeição o reflexo na luz numa superfície de água. Ao entrar na instalação, os visitantes podem contemplar um design hipnótico e cáustico com um movimento lento, projetando ondas na superfície e criando um efeito que evoca a tranquilidade que sentimos quando estamos submersos. Este design é conseguido graças a 29 esferas de vidro e 87 luzes LED. Os dois espelhos localizados nos dois lados da passagem, refletem a instalação e criam uma sensação de espaço infinito, e permitem vislumbrar os desenhos cáusticos do interior.

“Raytrace faz uso da dimensão e versatilidade das placas Dekton®, que ganha vida através de um conceito poético que envolve luz, forma e arquitetura, numa experiência surpreendente para o visitante”, afirma Benjamin Hubert, fundador da LAYER. “O principal destaque de Raytrace são as sensações que evocam nas pessoas. Encorajamos todas as pessoas a tocar na obra, a interagir com ela, e a experienciar as diferentes propriedades do Dekton® “.

Raytrace utiliza Dekton® Slim, um inovador material apresentado este ano, com uma espessura de apenas 4 mm. Dekton® Slim combina a durabilidade e a tecnologia de Dekton® num formato mais fino e mais leve. Estas propriedades fazem desta superfície uma das mais leves e revolucionárias do mercado, abrindo novas possibilidades no que às aplicações arquitectónicas diz respeito. O elemento triangular do Raytrace é feito com 380 m² de Dekton® Slim na cor Zenith, uma suave tonalidade branca, com acabamento mate. O pavimento da instalação conta com 365 m² de Dekton® (20 mm) na cor Spectra, com um acabamento preto brilhante da coleção Dekton® Basiq Xgloss. Em torno do túnel triangular, existem vinte bancos feitos com Dekton®, que incentivam os visitantes a sentar-se e a apreciar a instalação e os seus fascinantes desenhos cáusticos.

“Dekton® é incrivelmente versátil. Raytrace não só mostra as possibilidades de design oferecidas por este produto, mas também permite apreciar a flexibilidade e as propriedades estéticas deste material. O principal propósito de Raytrace é inspirar arquitetos e designers a pensar sobre o futuro da arquitetura e a usar o nosso material de outra maneira”, afirma Santiago Alfonso, Vice presidente de Marketing e Comunicação do Grupo Cosentino.

O Raytrace está exposto nos históricos armazéns da Estação Central de Milão, como parte da terceira edição do Ventura Centrale. O cenário característico formado por este espaço inconfundível, acolhe instalações de marcas e designers de prestígio internacional, tornando-o um ponto de visita obrigatório para todos os que visitam a Semana de Design de Milão 2019.