Se esta rua fosse mar, em Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos deu início, a 30 de julho, a um novo projeto de arte urbana. Desta vez, a tela a ser pintada é o próprio paralelo de quatro troços de ruas de Matosinhos e os responsáveis pela parte artística são o Coletivo RUA. No entanto, os "verdadeiros" artistas são os jovens de Matosinhos, que se vão unir para deixar a sua marca na cidade.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Matosinhos, através do pelouro da Mobilidade e do pelouro da Juventude, com a participação da Escola Secundária Augusto Gomes e a produção da Idiot Mag, pretende introduzir um conceito inovador, que concilia arte urbana com segurança rodoviária e mobilidade sustentável na cidade de Matosinhos, promovendo, assim, a redução da velocidade de circulação em ruas de carácter urbano, beneficiando os modos suaves, o pedonal e a bicicleta. Deseja-se, com esta iniciativa, compatibilizar as funções de mobilidade com as vivências da cidade, através da harmonização das velocidades praticadas, estabelecendo um máximo de 30km/h para as ruas a intervir, que é a velocidade mais amiga dos utentes vulneráveis, sejam eles residentes, sejam os visitantes que vêm conhecer a cidade.

www.cm-matosinhos.pt

A ideia é dar asas à imaginação tendo a rua como grande tela, trazendo o mar à terra, sendo a tinta uma onda que invadirá as ruas de Matosinhos.