“Serenatas com a Lua por perto” em Coimbra

“Serenatas com a Lua por perto” é o nome do ciclo de concertos que a Orquestra Clássica do Centro (OCC) leva a vários locais de Coimbra durante o mês de setembro.

O objetivo da iniciativa é o de apresentar quatro concertos gratuitos em espaços que tenham a ver com Coimbra Património da UNESCO.

O primeiro, a 8 de setembro, acontece no Palácio da Justiça, no fim da Rua da Sofia, local onde também vai acontecer o espetáculo de 21.

A 14 é o Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra que recebe as “Serenatas com a Lua por perto”.

Depois, a 22 de setembro, a OCC vai até ao Museu Nacional Machado de Castro.

A diretora da OCC, Emília Martins, explica que, ao denominar-se “Serenatas com a Lua por perto”, o ciclo entra no imaginário “ligado tradicionalmente à cultura coimbrã”, as serenatas, mas “no âmbito da música erudita” dado que “muitos compositores escreveram serenatas”.

Estas serenatas, diz a responsável, “correspondem às quatro fases da lua e, de acordo com estas fases da lua, assim também são as formações que apresentamos, seja toda a orquestra, um trio e o nosso percursionista ou só com as cordas”.

No Pátio das Escolas da UC, o concerto tem a particularidade de ser realizado em memória a Rui de Alarcão, antigo reitor, sendo a OCC, neste espetáculo, acompanhada pela soprano Marina Pacheco, o tenor Mário Alves e o maestro Cesário Costa.

Todos os espetáculos têm entrada livre e início marcado para as 21 horas. A programação completa pode ser encontrada aqui.