Serralves celebra a chegada do Outono

A Festa do Outono decorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, na quinta e no parque de Serralves, este ano enriquecida pelo treetop walk.

Com a entrada da nova estação do ano, a Festa do Outono celebra e evoca antigos saberes e fazeres, tradições de cariz rural, biodiversidade e natureza, relações entre o conhecimento ancestral e o contemporâneo, convívio ao ar livre e proporciona o contacto com um ambiente de sensibilização para práticas e modos de estar mais sustentáveis, à luz das preocupações atuais. E tudo isto com muitas actividades e espetáculos que inundam a quinta e o parque de artes circenses, dança, teatro, música, leituras encenadas, oficinas de artes e ofícios, percurso temáticos, jogos, workshops e contacto com animais. Uma feira de artesanato urbano e produtos naturais completam o programa.

Na Quinta de Serralves e, durante um fim-de-semana, a diversificada programação, representada por diferentes expressões artísticas e tendências ambientais, envolve famílias e público em geral, num entusiasmo saudável e divertido. Ao longo de dois dias, o público pode participar em oficinas lúdico-pedagógicas, com abordagens ao ambiente e às artes, percursos e jogos que apresentam a biodiversidade do Parque, ateliês de manufatura com exemplificação e experimentação de técnicas de produção e transformação de fibras têxteis, workshops temáticos, e assistir igualmente a espetáculos de teatro e de música que deliciam miúdos e graúdos, performances e instalações inovadoras, não esquecendo a interação com os animais do Parque, que, como bons anfitriões, convidam a saber mais sobre as raças autóctones portuguesas.

https://www.facebook.com/fundacaoserralves/videos/2287822244660455/

A Festa do Outono coloca muito do seu foco nas parcerias ativas que Serralves dinamiza com diferentes grupos, entidades e instituições. Mais uma vez, nesta edição, o número de autarquias envolvidas nesta festa foi superado face aos anos anteriores. Dezasseis (16) câmaras municipais, muitas delas fundadoras de Serralves, apresentam, integradas no programa, as suas propostas. Mas também associações cívicas, de produtores, de promoção ambiental, ligadas à ciência e à universidade e empresas têm um papel ativo nesta grande festa.

A Festa do Outono ao longo das edições anteriores sempre teve o seu epicentro na quinta de Serralves. Este ano, com o treetop walk, inaugurado recentemente, esta festa estende-se definitivamente também a outros recantos deste imenso parque; 18 hectares de pura natureza “encravados” no centro de uma área metropolitana extensa. Este equipamento abriu novos horizontes a Serralves e a quem nos visita. Uma inovação que permite acrescentar valor efetivo às experiências que a fruição deste parque já permitiam. O treetop walk irá estar aberto também de forma gratuita a quem vier à Festa do Outono. Sem dúvida um excelente argumento a acrescentar à fantástica programação que deste ano.

Muitas serão as histórias que, ao longo da última década, a Festa do Outono deixou na memória de muitas famílias e, muitas mais, irá construir. Dirigida a todos, a festa marca a agenda de setembro na cidade do Porto, com a oportunidade de participação em inúmeras atividades que suscitarão o interesse e a alegria pelas experiências encantadoras que o evento oferece.