Serralves fora de portas

Assinalando o ano de celebração do 30.º aniversário da Fundação de Serralves, a exposição Viagem ao Princípio: Ida e Volta 30 ANOS DA COLEÇÃO DE SERRALVES apresenta, agora fora de portas, obras que têm um significado e um lugar destacados na génese e na história da coleção e do Museu.

A mostra VIAGEM AO PRINCÍPIO: IDA E VOLTA – 30 ANOS DA COLEÇÃO DE SERRALVES, além de ocupar o Museu, o Parque e a Casa de Serralves, estende-se a dois locais que simbolizam exemplarmente a relação de Serralves com a cidade do Porto, por um lado, e com os visitantes estrangeiros que visitam o Museu, por outro: os Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto e o Terminal de Cruzeiros de Leixões.

Assim, a exposição estende-se para fora das portas da Fundação, numa tradução da sua estreita relação com a cidade do Porto – que, ao longo das últimas três décadas, se consubstanciou quer em importantes exposições de artistas e contextos culturais afirmados naquele que é considerado um dos centros de criação artística mais ativos em Portugal, quer através de mostras realizadas para alguns espaços emblemáticos da cidade. VIAGEM AO PRINCÍPIO: IDA E VOLTA – 30 ANOS DA COLEÇÃO DE SERRALVES dá conta dessa história, ao mesmo tempo que se projeta num presente e num futuro em que Serralves é crescentemente visitado por viajantes interessados em conhecer a região norte de Portugal, o Porto e, na cidade, manifestações culturais contemporâneas, em que se inclui Serralves.

Os Paços do Concelho recebem obras do artista português Rui Chafes (Lisboa, 1966) e do norte-americano Matt Mullican (Santa Mónica, 1951), dois nomes que ocupam um lugar fundamental na história de Serralves. Rui Chafes, além de ter apresentado o seu trabalho em várias exposições no Museu de Serralves – e de ser um dos artistas mais amplamente representados na Coleção da Fundação –, tem uma relação particular com a cidade do Porto, onde expõe regularmente e onde inclusive se pode ver uma sua escultura pública (na Rua das Flores).

No Terminal de Cruzeiros Leixões podem ser vistas obras de Tatjana Doll (Steinfurt, Alemanha, 1970), Katharina Grosse (Freiburg, Alemanha, 1961) e Adrian Schiess (Zurique, 1959).

Viagem ao Princípio: Ida e Volta é comissariada por Marta Almeida, Diretora Adjunta do Museu, Isabel Braga e Ricardo Nicolau, Curadores.

  • VIAGEM AO PRINCÍPIO: IDA E VOLTA – 30 ANOS DA COLEÇÃO DE SERRALVES NO TERMINAL DE LEIXÕES

De 18 julho de 2019 a 6 de outubro de 2019

Terminal de Cruzeiros de Leixões

  • VIAGEM AO PRINCÍPIO: IDA E VOLTA – 30 ANOS DA COLEÇÃO DE SERRALVES NOS PAÇOS DO CONCELHO DA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

De 18 julho de 2019 a 27 de setembro de 2019

Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto