Serralves na Google Arts&Culture

Mais de 240 obras da coleção Serralves já podem ser vistas online em qualquer parte do mundo, na sequência da participação de Serralves no projeto Google Arts&Culture.

A Fundação de Serralves está agora representada no Google Arts & Culture, uma plataforma digital e uma app de divulgação cultural que lhe permite conhecer de forma virtual milhões de obras de arte, instituições e locais históricos em todo o mundo.

O projeto decorre da iniciativa inicial “O que é a Arte contemporânea?” na plataforma que foi apresentada pela Google Arts & Culture em 2017 e permite a utilizadores de todo o mundo explorarem ainda mais histórias de arte e obras de arte contemporânea. A iniciativa global e a exposição online reúne mais de 7.000 obras, entre pinturas, esculturas e vídeos de mais de 180 instituições culturais de 27 países.

A Fundação de Serralves é um dos participantes deste projeto global que inclui mais de 120 exposições de instituições de renome internacional como A Bienal de São Paulo do Brasil,  a Barjeel Art Foundation dos Emirados Árabes Unidos e o MoMa, dos Estados Unidos. Qualquer pessoa, com um smartphone ou um computador pode agora ter acesso às coleções, exposições, artistas e histórias do Médio Oriente a África, da América Latina à Ásia e explorar a arte contemporânea como nunca antes tinha sido possível.

A partir de agora, é possível disponibilizar a todos os utilizadores imagens de obras de arte da Coleção de Serralves com grande resolução, bem como descrições sobre cada uma das peças (um exemplo aqui, da obra “Quatro meninas a brincar com o cão” (1987), de Paula Rego).

Através da tecnologia Gigapixel, um processo de fotografia que permite captar imagens em muito alta resolução, os utilizadores poderão usar a visão microscópica para ampliar as imagens de modo a visualizar as obras de arte com um extraordinário nível de detalhe, não percetível a olho nu.

exposição online de Serralves na plataforma Google Arts & Culture tem também disponível uma visita virtual aos espaços da Fundação. Este recurso faz parte da ferramenta Street View (presente no Google Maps) e permite que o utilizador se desloque virtualmente pelos espaços e que selecione determinados locais para descobrir mais informação ou imagens em alta resolução.

As equipas da Google Arts & Culture trabalharam em Serralves durante várias semanas utilizando tecnologias e ferramentas desenvolvidas especificamente para a plataforma Google Arts & Culture, que tornam a experiência do utilizador cada vez mais interessante e mais próxima da realidade.