Sestas na gravidez fazem bem

Dormir a sesta na gravidez faz bem à mãe e ao bebé! É o ideal para um bebé com um bom peso.

Quando se verificam com regularidade, as sestas na gravidez podem diminuir o risco do bebé nascer com baixo peso – é pelo menos esta a conclusão de um estudo levado a cabo na China.

“O baixo peso no nascimento é um dos maiores receios que os futuros pais sentem durante a gravidez”, revela Ghada Bourjeily, investigadora da Universidade de Medicina Warren Alpert, em Rhode Island, no estado de New England, nos Estados Unidos da América.

Lulu Song, da Universidade de Ciência de Huazhong, em Wuhan, cidade situada no centro da China, e a sua equipa de investigadores analisaram informação proveniente de dados de cerca 10 mil mulheres recolhidos no estudo “Healthy Baby Cohort”, realizado entre 2012 e 2014 na China, com o objetivo de determinar se o sono na gravidez implicava ou não o peso de nascimento do bebé.

Os cientistas verificaram que as gestantes que faziam sestas de uma hora ou hora e meia tinham menos 29 por cento de probabilidades de ter um bebé com baixo peso no nascimento (menos de 2,5 kg).

O estudo chinês não foi um estudo experimental, pelo que não é possível provar que os hábitos de sono afetam, de facto, o peso do bebé aquando do seu nascimento.

Ainda assim, estas descobertas adicionaram “outra peça do puzzle sobre a importância de estarmos alerta sobre as práticas de sono durante a gravidez“, explicou Louise O’rien, investigadora do Centro de Distúrbios do Sono da Universidade de Michigan em Ann Arbor, nos EUA.

Diferentes autores e cientistas de todo o mundo referem que este estudo demonstrou, essencialmente, a importância que o sono tem na gravidez e na saúde da gestante e do feto.