SM’ARTE 2019 em Bragança

Integrado na estratégia de Bragança Smart City, o SM'ARTE – IV Festival de Street Art prepara-se para trazer muito mais do que novas cores à cidade. De 12 e 16 de junho, o SM'ARTE traz a Bragança diversas iniciativas, como pintura e escultura urbana, mercado de usados, street food, teatro, dança e desporto de rua.

No âmbito das intervenções de arte urbana, o IV Sm’arte contará com a participação de 13 artistas, entre os quais Frederico Draw, natural do Porto, Cain Ferreras, de Espanha e Lucky Hell, de Bragança, que vão dar mais cor e vida a diferentes locais e superfícies, como fachadas de prédios e um Posto de Transformação da EDP, sob o tema “Festas e Rituais de Inverno de Bragança”, com destaque para os Caretos.

Uma das principais novidades desta edição é a criação inédita do Coletivo “Conexões”, constituído por dez artistas residentes em Bragança, de diferentes áreas artísticas (António Meireles, Ana Carreira, João Ferreira, Miguel Moreira e Silva, Ofélia Marrão, José Luís Benites, Octávio Marrão, Carlos Costa, Jacinta Costa e Duarte Saraiva), que vai realizar intervenções na zona verde do Rio Fervença, sob o lema “Todos a ferver no Fervença”.

Os alunos de artes do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, da Escola Profissional Prática e Universal (EPPU) e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança foram, também, desafiados a decorar os “armários” cinzentos de energia, instalados em algumas das ruas do Centro Histórico de Bragança, ganhando nova vida e atratividade e transformando-os em verdadeiras peças de arte. Uma iniciativa que conta com o apoio da EDP Distribuição.

Recorde-se que Bragança conta, já, com mais de 40 intervenções de street art em diferentes espaços públicos e integra, desde o ano passado, a plataforma mundial de arte urbana (https://streetartcities.com/).

Além da arte urbana, o SM’ARTE acolhe muitas outras iniciativas, como Street Food e o Mercado de Rua, uma feira de artigos usados que terá lugar na parte inferior do Jardim Dr. António José de Almeida, de 14 a 16 de junho, entre as 10h00 e as 20h00, com entrada livre. Este será um espaço para venda, compra e troca de artigos em segunda mão, nomeadamente artesanato, vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, livros, discos, DVD´s e CD’s. A participação no Mercado de Rua é gratuita e as inscrições decorrem até dia 7 de junho.

Esta edição do SM’ARTE ficará, também, marcada por uma vertente desportiva, com Desporto de Rua, através da realização, na tarde e na noite do dia 15 de junho, na Praça da Sé, do Torneio de 3×3 de Street Basket, organizado pela Associação Estrelas Brigantinas.

Contará, ainda, com a estreia da peça de Teatro de Rua “Caravana Cegonha”, uma coprodução do Teatro Municipal de Bragança, que retrata as alterações climáticas e sua implicação nas migrações humanas.