Socorro, a máquina da roupa já não está a lavar bem!

Costuma pôr roupa a lavar na máquina e, no final, tem a sensação que a roupa foi lavada mas não ficou 100% limpa? Então, perceba o porquê.

Calma, não desespere! O pensamento pode até parecer rebuscado, mas a resposta é aparentemente simples: programa errado ou detergente em excesso podem resultar em roupa mal lavada.

Quando a máquina para, tira a roupa da máquina e…o quê? A roupa ainda está suja? Poupar tempo, dinheiro e água – são os três princípios base que se espera da máquina de lavar – fiel amiga e companheira de muitas mulheres portuguesas (sobretudo, mas também há homens incluídos!). O problema é mais comum do que possa imaginar e transversal a muitos utilizadores. Conheça, por isso, os melhores truques:

A técnica da separação é muito importante: roupas coloridas numa lavagem e peças com tecidos neutros, noutra. Quando põe calças de ganga a lavar, é importante verificar que o fecho está subido e que as calças não têm nenhuma dobra, pois será difícil que a água e sabão cheguem a todos os pontos se o tecido não estiver todo exposto. Verificar os bolsos das roupas é sempre bom lembrar para evitar que papéis, canetas, dinheiro (…) entrem na máquina.

Outra regra de ouro tem que ver com o ciclo de lavagem: é essencial para melhorar a higienização das roupas e evitar desgastes. E saiba que, mesmo para as peças delicadas, nem sempre as lavagens a frio são as mais recomendadas e garantia de roupa bem lavada. Confirmar a etiqueta de cada peça é sempre uma mais-valia. Mas, para mal dos pecados de muita gente, a verdade, é que quase sempre as etiquetas são cortadas, assim que chega a casa com roupa nova. Verdade ou mentira?

Em casos mais críticos, como manchas e nódoas, garanta que aplicou o produto próprio antes de colocar a peça na máquina.

E se pensa que é só atirar a roupa lá para dentro…desengane-se! Tudo tem uma técnica: as meias devem ficar bem ao fundo da máquina e por cima da maior parte da roupa.

Encher em demasiado a máquina como forma de poupar tempo e energia também não é aconselhável, já que o rápido pode sair caro e obrigar a uma segunda lavagem. E, não se esqueça: detergente não significa mais lavado, podendo até danificar a roupa e resultar em manchas.