Springfield é parceira da National Geographic

A Springfield contribui com 1€ por cada hashtag #SALVEMOSNUESTROMEDITERRÁNEO partilhado no Instagram. Esta é uma iniciativa que integra o lançamento do documentário ‘Heróis de Mediterrâneo’, realizado pelo biólogo marinho Manu San Félix, e que foca a conservação da Posidonia oceanica, a flor marinha localizada no Mar Mediterrâneo, ao largo das Ilhas Baleares.

A Springfield é parceira da National Geopraphic e de Manu San Félix no seu projeto Posidonia Maps, no seguimento do compromisso assumido pela proteção do meio ambiente, materializado nas coleções R[ECO]CONSIDER. A Posidonia oceanica é um tipo de vegetação marinha comum no Mar Mediterrâneo e vital para a sobrevivência da sua fauna, uma vez que é refúgio de muitas espécies. Um verdadeiro oásis de biodiversidade, a Posidonia forma recifes com vários metros de altura e contribui para a regeneração das areias das praias baleares. Cada hectare de Posidonia liberta dezenas de milhares de litros de oxigénio, sendo estimado que o Parc Natural de Ses Salines possa produzir oxigénio suficiente para toda a população de Ibiza.

Ao longo dos últimos 50 anos fatores externos conduziram a uma perda de mais de 34% da vegetação marinha no Mediterrâneo Ocidental. Esta situação é agravada pelo lento crescimento da Posidonio oceanica e o tempo necessário para recolonizar áreas que tenham sido destruídas, em alguns casos três séculos.

En este contexto, Manu San Félix ha creado la web y APP Posidonia Maps, que ofrecen acceso online a la primera cartografía submarina de precisión. Su objetivo es garantizar la vigilancia de todos los barcos equipados con AIS (Automatic Identification System) que se encuentran fondeados en la zona para que los usuarios localicen la posición de las formaciones de posidonia (arrecifes, praderas superficiales…) y sepan dónde deben o no echar su ancla para evitar su desaparición.

Concebida como una herramienta para la vigilancia online a tiempo real, Posidonia Maps está abierta al público en Android e IOS y permite elaborar cartografías temáticas muy valiosas desde el punto de vista de conservación, usos turísticos o recreativos y valor ambiental. Para más información: www.posidoniamaps.org

Inserido no projeto R[ECO]NSIDER, a Springfield une-se a esta causa, contribuindo com 1€ por cada hashtag #SALVEMOSNUESTROMEDITERRÁNEO partilhado no Instagram. Adicionalmente, a marca desenhou um set de nove t-shirts (seis de homem e três de mulher) que revelam fotografias da autoria de Manu San Félix, todas com presença de vida marinha*. Esta é a segunda iniciativa eco-friendly da temporada a favor da sustentabilidade no Mediterrâneo. Recentemente, a Springfield estabeleceu uma parceria com a organização SEAQUALTM, em prol das águas livres de plásticos.