Sumos de fruta? Pela saúde das crianças, não.

Se tem crianças com menos de um ano, saiba que o melhor é não lhes dar sumos de fruta.

Quem o recomenda é a Academia Americana de Pediatria – que defende que bebés até 1 ano não devem beber qualquer tipo de sumos de frutas e tudo por causa da quantidade de açúcar. E mesmo no caso das crianças mais velhas o consumo deve ser reduzido.

Já em 2001 e em 2006, a Academia Americana de Pediatria tinha recomendado que bebés abaixo dos 6 meses não deveriam beber sumos de fruta e que crianças dos 1 aos 6 anos deviam consumir um máximo de 177 ml por dia. Mas, as novas conclusões revelam agora que o ideal mesmo é que bebés menores de 1 ano não devem consumir nenhum tipo de sumo de fruta, a menos que haja recomendação médica. Segundo esta instituição, crianças que beberem sumos precocemente em vez de comerem fruta apresentam maior tendência para consumir refrigerantes e bebidas açucaradas.

“Os sumos de fruta não oferecem benefícios nutricionais em comparação com a fruta, e não têm um papel saudável na sua saúde nem contribuem para uma dieta equilibrada”, revelam os investigadores da Academia.

A preocupação com o aumento de obesidade e cáries dentárias nas crianças e bebés aumentou. De acordo com o relatório, as crianças têm tendência para beber mais sumo de fruta do que o recomendado porque os sumos são saborosos. Muitas das vezes, como a maior parte dos pais vê os sumos de fruta como uma escolha saudável, não colocam limites às porções que oferecem aos filhos. No entanto, os sumos naturais de fruta são ricos em açúcar, contribuindo para que haja um excesso de calorias consumidas que se poderão transformar em peso a mais para algumas crianças.

Conheça as novas doses recomendadas pela Academia Americana de Pediatria:

Bebés abaixo dos 6 meses: Nenhum consumo de sumos de fruta, e muito menos como alimento substituto de leite materno ou fórmula.

Bebés dos 6-12 meses: É melhor evitar o consumo de sumos de fruta por completo. Opte pela fruta esmagada, tipo puré.

Crianças dos 1-3 anos: Nunca exceder os 113 ml diários de sumo 100% de fruta, para consumir à refeição e não ao longo do dia.

Crianças dos 4-6 anos: Nunca mais do que 170 ml/dia de sumo 100% de fruta.

Crianças 7-18 anos: Nunca mais do que 236 ml/dia de sumo 100% de fruta.