Tacita Dean regressa a Serralves

É já a 29 de janeiro que inaugura a exposição de Tacita Dean (Grã-Bretanha, 1965). A artista já teve uma exposição individual em Serralves em 2002, comissariada por João Fernandes e está agora de regresso.

Em 2019 a Fundação de Serralves completa 30 anos e o Museu de Arte Contemporânea 20, o calendário programático é marcado por uma maratona de regressos a casa. O primeiro deles é de Tacita Dean. Igualmente, um momento a não perder! A artista, uma das artistas mais importantes da atualidade que teve, no ano passado, uma tripla exposição no Reino Unido, terá agora em exposição dois filmes que integram a Coleção de Serralves.

A exposição “TACITA DEAN” inaugura a programação do ano do 30º aniversário de Serralves. A exposição incluirá vários filmes entre os quais Boots (2003, filme produzido e pertencente à Coleção da Fundação de Serralves) e o mais recente projeto fílmico, Antigone, estreado na Primavera de 2018 na Royal Academy of Arts, Londres. Além dos filmes, a exposição apresenta dois dos seus impressionantes desenhos a giz de grande-escala, assim como várias outras importantes obras.

A exposição da britânica-europeia Tacita Dean constitui um importante marco na programação de Serralves em 2019. Em 2018, esta artista conseguiu o feito de expor, no mesmo ano, em três dos principais museus da capital do Reino Unido: apresentou exposições individuais complementares na Royal Academy of Arts, National Gallery e National Portrait Gallery, numa colaboração histórica.