Teatro D. Maria II no Festival de Viena

O Teatro Nacional D. Maria II vai marcar presença no reputado Wiener Festwochen - Festival de Viena, que decorre de 9 de maio a 19 de junho, na capital austríaca, fazendo-se representar por três espetáculos: 1 produção (Sopro), e 2 coproduções (Ensaio para uma Cartografia e Bacantes - Prelúdio para uma Purga).

Fundado em 1951, o Festival de Viena é um importante festival cultural na Europa, que dá a conhecer espetáculos e artistas nas áreas do teatro, performance, dança, música, artes visuais, entre outros.

Sopro, uma criação de Tiago Rodrigues com produção do TNDM II, apresenta-se no Festival a 7 e 8 de junho. O espetáculo estreado em Avignon, França, e vencedor do Globo de Ouro de “Melhor Peça/Espetáculo” 2018, tem estado em digressão nacional e internacional desde o final de 2017.

Além deste espetáculo que nos dá a conhecer o trabalho do ponto, numa homenagem ao teatro e a quem o faz, o Festival de Viena 2019 recebe também duas coproduções do TNDM II aclamadas pela crítica: Ensaio para uma Cartografia, da encenadora Mónica Calle, apresentado de 13 a 15 de maio; e Bacantes – Prelúdio para uma Purga, da bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas que, em 2018, venceu o Leão de Prata da Bienal de Veneza pelo seu trabalho. Este último espetáculo, apresenta-se em Viena a 18 e 19 de maio.

A itinerância e a internacionalização fazem parte dos objetivos e do trabalho diário do Teatro Nacional D. Maria II, numa constante preocupação com o acesso generalizado à cultura. SoproEnsaio para uma Cartografia e Bacantes – Prelúdio para uma Purga são 3 dos mais de 10 espetáculos que o D. Maria II tem atualmente em digressão nacional e internacional, entre produções próprias e coproduções.