Tem mais de 40 anos? Só deve trabalhar 3 dias por semana…

Toda a gente sabe que trabalhar faz mal e é um castigo… (ou não!).

Quem o garante são os investigadores do Melbourne Institute of Applied Economic and Social Research (Instituto de Economia Aplicada e Pesquisa Social de Melbourne) que, num estudo, recentemente divulgado, sugerem que quem tem mais de 40 anos deveria trabalhar menos horas por semana.

O estudo comparou o número de horas que pessoas de meia-idade trabalham com o seu desempenho em testes psicológicos que medem a memória a curto prazo e concentração. A conclusão é espantosa: quem trabalha 25 horas semanais apresenta um melhor desempenho psicológico, verificando-se exatamente o contrário em quem trabalha mais horas semanais.

Uma semana de 3 dias de trabalho seria a ideal para quem tem mais de 40 anos. O estudo mostrou ainda que pessoas que trabalham mais do que 60 horas por semana têm um desempenho cognitivo pior do que as pessoas que não trabalhavam.

Está visto: trabalhar muito faz mal! Mas não esfregue as mãos de contentamento: a validade do estudo é questionável, porque, de acordo com o professor de economia da Universidade de Lancaster, Geraint Johnes, em entrevista à BBC, como o estudo “analisa apenas pessoas com mais de 40 anos, não pode afirmar-se que essas pessoas são diferentes de qualquer outro trabalhador.” Ou seja: falta o termo de comparação (com menos de 40 anos).

Estudo(s) à parte, o melhor será dizer que trabalho não dá saúde!