Tom Emerson em conversa com o arquivo Álvaro Siza

No âmbito da exposição "Aberturas/Openings”, patente na Biblioteca de Serralves até dia 10 de março de 2019, vai decorrer neste espaço a palestra do arquiteto Tom Emerson, dia 7 de fevereiro, pelas 19h00.

A exposição “Aberturas/Openings” é a primeira do ciclo “Conversas com o Arquivo Álvaro Siza”, que pretende colocar o trabalho de Álvaro Siza em diálogo com algumas das mais relevantes práticas arquitetónicas contemporâneas. Para cada uma das exposições será escolhido um arquiteto que, enquanto curador convidado, selecionará materiais do Arquivo, apresentando-os depois em relação com o seu próprio trabalho. Tom Emerson, do gabinete da arquitetura londrino 6a architects, foi o primeiro convidado do ciclo.

Tom Emerson, uma das vozes mais singulares da arquitetura europeia contemporânea, estudou na Universidade de Bath, no Royal College of Art e na Universidade de Cambridge. O atelier 6a architects, fundado com Stephanie Macdonald em 2001, ganhou importantes concursos de arquitetura, o seu trabalho tem sido nomeado para o Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia (Mies van der Rohe Award) em diversas ocasiões e, em 2012 recebeu a Medalha Schelling de Arquitetura. Tom Emerson foi professor na Architectural Association de Londres e na Universidade de Cambridge, e atualmente é professor catedrático de arquitetura na ETH de Zurique.

O acesso é gratuito.