Como tornar a chegada de um bebé mais tranquila…

A maternidade é um projeto de vida para o casal e, tal como todos os projetos, deve ser desejada, pensada e planeada, não descurando que algumas surpresas, aquando da chegada de um bebé, são bem-vindas!

O problema é que a maternidade pode ser um mundo imprevisível onde reinam diferentes sentimentos, medos, desejos e sonhos, podendo tornar-se um momento de insegurança. Nesse sentido, devemos procurar informação, recolher experiências e, sobretudo, partilhar…antes mesmo de o bebé nascer!

Na sociedade de hoje, e devido às mudanças demográficas, são cada vez menos as experiências familiares de maternidade, tornando-se muito importante frequentar as aulas de preparação para o parto e parentalidade para que a vivência da gravidez e do papel parental aconteça da forma mais natural possível.

Eu recomendo que participem nestes cursos, pois a partilha de medos e dúvidas ajuda a ultrapassar os obstáculos que podem surgir. O curso ministrado por mim intitula-se “Aulas de Preparação para o Nascimento”, debruçando-se não só no momento do parto e nos cuidados ao bebé, mas também naquilo que o nascimento de um filho implica e as situações que surgirão  na gestão da “nova família”.

Desta forma, a mais-valia destas sessões é proporcionar aproximadamente 90 minutos de interação, emoções e aprendizagem mútua em que a troca de informações torna os  futuros pais mais fortes  e confiantes, dando-lhes competências para enfrentar o futuro tão desejado… E o melhor de tudo é que muito do que acontece nestes mágicos momentos não vem muitas vezes escrito nos livros, porque as sessões são “personalizadas” e vão de encontro às necessidades dos casais. Por exemplo, enfatiza-se e sensibiliza-se para a nova realidade que será a saída da maternidade, do pós-parto e das dificuldades inerentes a ter um bebé fofinho e cheiroso, mas que pode ter os sonos trocados, ser mais ativo do que nos primeiros dias e manifestar o seu desconforto de forma extremamente barulhenta e sem qualquer botão “off”!

Em conclusão, a relevância e valor das aulas de preparação é  falar no presente sobre o futuro desconhecido, fazendo com que esse futuro seja vivido com mais calma, segurança e confiança. Por isso, o seu objetivo é dar mais tempo ao casal para  trabalhar competências parentais e, quando o momento chegar, viverem e sentirem o que de melhor um bebé pode trazer!

Fonte www.mimiandbabies.pt