“Um Pouco Mais Pequeno que o Indiana” de Daniel Blaufuks

O fotógrafo Daniel Blaufuks apresenta o seu filme "Um Pouco Mais Pequeno que o Indiana" no Alvalade Cineclube. A projeção do filme raramente visto acontece esta quinta-feira, dia 6 fevereiro, às 21h00, com a presença de Blaufuks para conversa com o público.

Em “Um Pouco Mais Pequeno Que o Indiana”  Blaufuks mostra Portugal em 2004 pela janela de um carro. Para explicar o road movie que não teve distribuição comercial, o fotógrafo afirma “a paisagem que percorri era o Portugal pós-Euro 2004 e prestes a entrar no governo provisório de Santana Lopes. É um país parecido com a imagem que todos nós ainda temos da “nossa terra”, mas que já deixou de corresponder à realidade e é quase irreconhecível, como num postal”.

“Foi esse pensamento que me levou a querer fazer este filme, veio confirmar, por vezes, de forma assustadora. Só conseguia pensar na letra de uma música do Morrisey: Hide on the promenade, etch a postcard: How I dearly wish I was not here in the seaside town that they forgot to bomb, Come, come, come – nuclear bomb… Mas não era isto que eu queria para o meu filme? Não era este caos que eu andava à procura e que me tinha feito meter nesta espécie de aventura?

A realidade superou as minhas expectativas e, sim, era isto que eu queria para omeu filme. O problema é que não era isto que eu queria para o meu país”.

A projeção de “Um Pouco Mais Pequeno Que o Indiana” está integrada no ciclo “Ai Portugal Portugal”, que o Alvalade Cineclube desenvolve até Junho, focando a imagem que os portugueses têm de si próprios no cinema.

Daniel Blaufuks é fotógrafo e realizador, tendo acabado de editar “Não Pai” pelas Edições Tinta-da-China. Utiliza no seu trabalho a fotografia e o vídeo, apresentando o resultado através de livros, instalações e filmes. Os seus temas de predileção são a ligação entre o tempo e o espaço e a representação da memória privada e pública.