Uma laranja por dia?

Se não o faz o melhor é começar já a fazê-lo. Uma laranja por dia traz benefícios para a degenerescência macular (doença degenerativa da área central da retina) da idade e para a visão.

Um novo estudo aponta que quem come com regularidade uma laranja por dia vê reduzido o risco de desenvolver, em 60%, a condição de degenerescência macular da idade e ajuda a impedir o desenvolvimento de má visão. Uma condição ocular indolor que leva à perda gradual de visão, e que está entre as causas mais comuns de perda de visão entre a população mais idosa. É uma doença incurável.

Durante um período de 15 anos, um grupo de investigadores do Instituto de Pesquisa Médica Westmead, na Austrália, entrevistou mais de dois mil adultos, acima dos 50 anos, para efetuar o estudo e a conclusão a que chegaram foi a seguinte: aqueles que disseram comer pelo menos uma laranja por dia mostravam um risco menor de desenvolverem degenerescência macular durante esses 15 anos, comparativamente a quem não ingeria aquela fruta habitualmente. “Essencialmente, descobrimos que quem come pelo menos uma laranja por dia, todos os dias, vê o risco de aparecimento de degenerescência macular reduzido”, quem o atesta é a professora Bamini Gopinath, da Universidade de Sydney.

A professora mencionou ainda que: “os dados apurados demonstram que os flavonóides (um tipo de antioxidante) encontrados nas laranjas ajudam a proteger contra essa doença”.