“Uma Nova Utopia Europeia” em Serralves

Qual o papel que a própria Europa poderá desempenhar no porvir da nossa humanidade comum? – esta e outras reflexões estarão em debate no Auditório de Serralves, num seminário internacional que tem lugar a 9 de maio, das 9h30 às 20h30.

Promovido pela Fundação de Serralves e comissariado por Alvaro Vasconcelos, o Ciclo de Conferências Utopias Europeias: o poder da imaginação e os imperativos do futuro, iniciado em 2018, teve como objetivo, ao longo de oito conferências, apresentar e discutir várias possibilidades utópicas para a Europa, tais como a paz, a igualdade, a ecologia, a hospitalidade, o rendimento básico incondicional, a sociedade de informação e o potencial transformador da tecnologia, procurando simultaneamente entender o papel que a própria Europa poderá desempenhar no porvir da nossa humanidade comum.

Este seminário internacional tem como objetivo discutir os principais temas tratados ao longo do Ciclo de Conferências “Utopias Europeias: o Poder da Imaginação e os Imperativos do Futuro”, no qual especialistas portugueses e internacionais debateram as utopias que atravessam a cidadania europeia – da democracia supranacional, da igualdade, da ecologia, da hospitalidade, do rendimento básico incondicional, da sociedade de informação, da segurança humana e do potencial transformador da tecnologia.

Num momento de crise europeia e de incerteza sobre o seu futuro, este seminário final procurará contribuir para a compreensão, a partir da diversidade das utopias debatidas, se é possível desenhar uma nova utopia para a União Europeia. Tratar-se-á de um debate sobre os horizontes utópicos do futuro europeu, procurando simultaneamente, entender o papel que a Europa poderá desempenhar no porvir da nossa Humanidade Comum.