Valter Hugo Mãe traz “Livros contra a moral dominante”

Plano Municipal de Leitura de Matosinhos regressa já em setembro com uma programação que vai continuar a levar o poder libertador da palavra a várias instituições do concelho. Valter Hugo Mãe é o autor que se segue.

Após uma pausa. O regresso é protagonizado pelo escritor Valter Hugo Mãe. O regresso ao trabalho, às aulas e também às leituras! É assim em Matosinhos que está já a anunciar a segunda edição do Plano Municipal de Leitura (PML). Agosto está quase a terminar, as leituras à beira-mar também. Em Matosinhos, porém, setembro é sinónimo de uma programação dinâmica e versátil que vai continuar a levar o poder libertador da palavra a várias instituições do concelho. A retoma do PML após uma curta pausa estival ficará marcada pelo início de uma comunidade de leitura dinamizada pelo escritor Valter Hugo Mãe, dedicada aos “Livros contra a moral dominante”.

Os trabalhos da comunidade de leitores têm início marcado para 18 de setembro, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, com a análise partilhada do romance “O Estrangeiro”, de Albert Camus. Depois, e a um ritmo mensal, Valter Hugo Mãe proporá livros relacionados com a vida e as inquietações contemporâneas, podendo a inscrição para a tertúlia, limitada a 40 vagas por sessão, ser feita aqui .

As sessões de “Livros contra a moral dominante” vão promover a leitura de romances como “Cartas de amor de uma freira portuguesa”, de Mariana Alcoforado, “O Quarto da Mãe”, de Sérgio Mendes, “Caim”, de José Saramago, “Bartleby”, de Herman Melville, ou “A Ofensa”, de Ricardo Menéndez Salmón.

Concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e extratos sociais, o PML pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura, integrando um vasto conjunto de iniciativas, como encontros com autores e workshops de leitura e escrita criativa nas escolas e instituições do concelho, sessões inesperadas de poesia em espaços públicos, tertúlias poéticas e lançamentos de livros.

Neste seu regresso, o PML de Matosinhos voltará a levar escritores a espaços tão diversos como escolas e prisões, arrancando, logo a 1 de setembro, com mais uma tertúlia poética na Biblioteca de S. Mamede Infesta. O Centro Social Padre Ramos, em Lavra, será visitado pelo declamador Alberto Serra no dia 25, enquanto a Escola Secundária do Padrão da Légua receberá o escritor Miguel Miranda.

A 29 de setembro, Paulo Condessa orientará um workshop de leitura e escrita criativa na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, onde, em outubro, regressarão também as sessões diárias de contos e as oficinas de criatividade destinadas aos mais novos. A 6 de outubro a dupla formada por Isaque Ferreira e João Rios levarão a “Poesia Mal_dita” ao Mercado Municipal de Matosinhos.

Para além de dinamizar a comunidade de leitores, Valter Hugo Mãe visitará a Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, no dia 15 de outubro, estando ainda prevista para este mês uma ida da poetisa Ana Luísa Amaral ao Estabelecimento Prisional de Custóias.