#vamosdormir com a IKEA

Mais de 60% de portugueses têm problemas de sono e a IKEA quer ajudar.

Antecipando o Dia Mundial do Sono, que se celebra a 15 de março, a IKEA reuniu no espaço IKEA – Design para Todos, no Fórum Sintra, especialistas nacionais para falarem sobre importância do sono, em prol de uma vida saudável, e lança o movimento #vamosdormir.

 Quando sabemos que mais de 60%* dos portugueses assumem que têm problemas com esta matéria, avaliar a qualidade do sono é um dos mais importantes contributos que a IKEA quer dar para o bem-estar geral, sendo crucial ao desenvolvimento de um estilo saudável no nosso dia-a-dia.

Sob o mote “Vamos Dormir” e com a participação da neurologista Teresa Paiva, do pediatra Mário Cordeiro, da pneumologista Susana Sousa e da especialista em sono infantil Filipa Sommerfeldt Fernandes, foram discutidos os principais hábitos e cuidados a ter em conta para melhorar a qualidade do nosso sono.

“Estamos a incentivar um movimento (#vamosdormir) para dar ao sono a sua real importância. Mais do que uma tendência, estamos a promover uma mudança de hábitos. Convidámos estas personalidades para falar sobre o sono e contextualizar esta necessidade. Queremos que os portugueses descubram o que o sono pode fazer por cada um de nós e o que podemos fazer pelos quartos para atingir o propósito final: o conforto de uma boa noite de sono.” comenta Helena Gouveia, responsável de marketing da IKEA Portugal. “”Para uma boa noite de sono temos que criar um ambiente confortável, considerando elementos como a luz, a temperatura, o som e até a arrumação – lembremo-nos que termos as coisas arrumadas permite-nos ter mais tempo para dormir.” reforça.

E como é que uma playlist no SPOTIFY pode promover o Sono?

Na IKEA acreditamos no poder de um bom sono, razão pela qual são agora lançadas, dentro do movimento “Vamos dormir”, a primeiras quatro playlists da IKEA Portugal no SPOTIFY, gratuitas e dedicadas ao tema do sono. Desde música dedicada a crianças, outra para um acordar com energia e duas para que qualquer pessoa conseguir dormir melhor.

A Organização Mundial de Saúde revela que o distúrbio do sono afeta cerca de 40% da população mundial, sendo já considerado um problema de saúde pública muito relevante. A curto prazo, a falta de sono gera um estado emocional instável e afeta as capacidades de trabalho e de concentração, o tempo de reação, o raciocínio lógico e a capacidade para tomar decisões. Também aumenta o risco de acidentes. Com o acumular, a privação do sono tem repercussões devastadoras.

Tirar o máximo partido das suas horas de sono é vital para o ajudar a aproveitar ao máximo as horas em que está acordado. Por isso, chegou o momento de trazermos o sono de volta para a ribalta e ver o que o descanso nos reserva. O conforto que a cama proporciona, a temperatura do corpo e a luz que entra no quarto são alguns dos fatores que podem ser determinantes.