Vindimas em Viseu com “estrelas” à mesa e em palco

A Festa das Vindimas de Viseu está de regresso e com “estrelas” à mesa e em palco. “Viseu Estrela à Mesa” estreia-se no Rossio e reúne Chefs conceituados e “Estrela Michelin”. Há vindimas nas Quintas e grandes concertos com Ana Bacalhau e Tiago Nacarato.

Viseu, a “Cidade Vinhateira do Dão” renova, em setembro, o convite a todos quantos se queiram juntar à nova edição da Festa das Vindimas. Entre os dias 20 e 23 de setembro, “Viseu Estrela à Mesa” será o novo evento-âncora da Festa das Vindimas e irá garantir 45 experiências gastronómicas no Rossio, a praça central da cidade que, ao longo de três noites, de quinta-feira a sábado, se transformará num restaurante gourmet a céu aberto.

A 5ª edição do evento enoturístico foi apresentada em conferência de imprensa, na Quinta Chão de São Francisco, um dos espaços aderentes. Dez conceituados Chefs de cozinha garantem a assinatura desta ementa temática, para a qual foram eleitos 10 ingredientes-estrela da região, entre os quais a vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, a broa de Vildemoinhos, os míscaros ou as feijocas. Uma fusão de sabores típicos, reinterpretados com toque de “mestre”, que terão a melhor das companhias: os vinhos do Dão.

E já há estrelas confirmadas! O Chef Pascal Aussignac é já uma das presenças confirmadas. Especialista na cozinha da região francesa de Gascogne, é proprietário do famoso restaurante “Club Gascon”, em Londres, este detentor de uma “ Estrela Michelin” desde 2012. Outro dos rostos que se associa a esta iniciativa é o Chef Louis Anjos, à frente do restaurante “Bon Bon”, no Algarve, recentemente galardoado com uma “Estrela Michelin”. Diogo Rocha, embaixador de Viseu na área da gastronomia e Chefe no restaurante “Mesa de Lemos”, assume a curadoria do “Viseu Estrela à Mesa” e integra o leque de “estrelas” à frente da cozinha.

Leia também:  Vamos vindimar?

Ao longo de quatro dias, a Festa das Vindimas oferece um “cesto” recheado de experiências únicas e, a par da gastronomia, a música, a fotografia e as visitas às quintas do Dão são já propostas consolidadas na programação.

Pelo quinto ano consecutivo, 11 quintas do Dão, aderentes ao evento, abrem as portas das suas adegas e territórios vinhateiros para acolher famílias, amigos e wine lovers em experiências reais de vindimas e/ou pisa, mas também de visita e provas de vinhos. As reservas de experiências podem já ser realizadas no site oficial do evento, em www.vindimasviseu.pt.

Estrelas em palco

E se o mundo rural promete pôr à prova os sentidos e a mestria da vindima, no Centro Histórico da cidade a programação garante grandes concertos, de entrada gratuita, com vozes nacionais, talentos de Viseu e espetáculos que celebram a identidade e o “folk”. Também no plano cultural, a Festa das Vindimas de Viseu “dá cartas”.

Depois de uma atuação com os “Deolinda”, em 2015, Ana Bacalhau regressa à cidade-jardim, desta vez para uma estreia a solo, com o seu mais recente projeto “Nome Próprio”. O concerto terá lugar no dia 22 (sábado), pelas 22h00, no Adro da Sé.

No Dia do Município, a 21 de setembro, é Tiago Nacarato (22H30, Largo Pintor Gata) e Moullinex (24H00, Fonte das 3 Bicas) os artistas que garantem a animação musical em palco. Nacarato é um cantautor portuense, com raízes na música brasileira, que participou na edição de 2017 do “The Voice” Portugal; já Moullinex é um artista da “casa”, que nesta noite trará a palco o seu projeto #eletrofolk, especialmente concebido no âmbito da “Cidade Europeia do Folclore”.

O cartaz da Festa das Vindimas conta ainda com um concerto na Sé de Viseu da Orquestra Filarmónica Portuguesa, na quinta-feira, dia 20; uma nova apresentação do espetáculo “Ora Vem Comigo”, de Ana Bento, Sónia Barbosa e Ricardo Machado, dia 21, no Adro da Sé; e o concerto de OMIRI, na Fonte das 3 Bicas, no sábado, dia 22.

Mara Pedro, Catarina Rocha, “The Ray Band”, Rui Drumond, Anaquim e os DJ’s Arede e Gryzzler são mais algumas das vozes que preenchem esta programação musical.

Comida&Bebida

Ainda no Centro Histórico, o “Mercado de Vinhos & Sabores” volta a instalar-se na praça do Mercado 2 de Maio, renovando o seu estatuto de meeting point do evento enoturístico, com um programa de micro-eventos e atividades em permanência.

A par dos vinhos, também os sabores típicos regionais ocupam esta montra, através da presença de vários operadores agroalimentares.

As artes e ofícios da região conquistam o seu lugar de destaque no programa do Mercado. As rendas de bilros de Farminhão, o linho de Várzea de Calde, o barro, os cestos ou a tanoaria ganham vida pela mãos de artesãos locais, que presentearão os visitantes com trabalho ao vivo e diversas oficinas.

Flash

Os amantes da fotografia têm ainda nesta 5ª edição da Festa das Vindimas um programa especial. No fim-de-semana, dias 22 e 23, realiza-se uma nova edição do “Instameet Viseu”, que irá reunir em Viseu cerca de 20 “igers” de todo o país. O desafio? Retratar Viseu e os seus principais atributos enquanto “Cidade-Jardim”, “Cidade Vinhateira do Dão” e “Cidade de Viriato” na rede social Instagram. As quintas aderentes da Festa das Vindimas e o Centro Histórico serão pontos centrais da experiência. A par deste encontro, é lançado o concurso de fotografia, aberto a toda a comunidade inscrita na rede social. Retratar estas várias temáticas e partilhar os resultados com as hashtags #instameetviseu2018 e #visitviseu garantem a entrada nesta “competição”, que elegerá as três melhores fotografias, com prémios associados. As normas de participação encontram-se disponíveis para consulta no site oficial do evento.

Toda a informação disponível e atualizada em permanência em www.vindimasviseu.pt e nas redes sociais (Facebook e Instagram).