Vinhais: Capital do Fumeiro

Boticas deu o pontapé de saída para um verdadeiro roteiro do Fumeiro de Trás-os-Montes, com a Feira Gastronómica do Porco, que decorreu de 11 a 13 de janeiro. Mas se aprecia estas iguarias, não desespere! Ainda tem muito por onde andar e provar! Em Fevereiro, pode rumar até Vinhais. De 7 a 10 de fevereiro decorre a 39ª edição do certame.

A Feira do Fumeiro de Vinhais realiza-se anualmente, em fevereiro, desde 1981. Destaca-se das demais pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.

Nos quatro dias de feira, além do fumeiro de raça bísara, estão disponíveis produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espetáculos musicais, luta de touros, tasquinhas e restaurantes preparados para receber milhares de visitantes todos os anos.

No distrito de Bragança, impõe-se a Feira de Fumeiro de Vinhais, vila envolvida pela serra da Coroa e nobres castanheiros, de onde vêm os frutos de primeira qualidade que alimentam os suínos – por aqui chamados leitões, laregos, farrôpos e marranchos -, matéria-prima de enchidos de exceção, certificados com Indicação Geográfica Protegida (como as alheiras de Mirandela), entre chouriços azedos e chouriças de carne, bofe, sangue ou doces, salpicões, presuntos e alheiras.

Exemplares de alta qualidade, para degustar e comprar, estarão à disposição de quem, até março, partir à descoberta dos sabores transmontanos nas sucessivas feiras de fumeiro que a região promove anualmente por esta altura. De 7 a 10 de fevereiro decorre a 39ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais.