XX edição Juntos Pel’Arte

Festival Juntos Pel’Arte é um evento inclusivo que decorre entre os dias 22 de novembro e 3 de dezembro na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e nos Paços do Concelho.

Pelo vigésimo ano consecutivo, está a chegar mais um Juntos Pel’Arte pelas mãos da Câmara Municipal de Matosinhos e da Associação de Pais e Amigos da Pessoa Deficiente Mental.

Este evento inclusivo congrega atividades artísticas dos alunos das escolas de concelho e de utentes de instituições de solidariedade social dedicadas aos cidadãos com necessidades especiais. O evento arranca na próxima quinta-feira, 22 de novembro, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, prolongando-se até 3 de dezembro.

Partindo das potencialidades da arte como elemento unificador, o Juntos Pel’Arte tem como fulcro uma exposição de trabalhos de pintura, escultura, cerâmica e manualidades, na qual participam alunos de escolas básicas e secundárias do concelho e utentes de instituições de apoio à pessoa com deficiência. Uma parte das obras expostas destina-se, aliás, a ser vendida aos visitantes, revertendo os fundos obtidos para as instituições que lidam de perto com a deficiência.

Além da exposição, que decorrerá durante as duas semanas do evento, na galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, o Juntos Pel’Arte inclui ainda uma forte componente lúdico-pedagógica, contando com a realização de ateliês, workshops, tertúlias e espetáculos de movimento e dança.